sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Retiros espirituais : uma apologia.

            Retiros espirituais estão se tornando cada vez mais escassos. Por acontecerem no  início do ano, muitos líderes consideram o alto custo do investimento. Além disso, o crescimento numérico dos evangélicos gerou certa inflação com respeito a locais apropriados. A procura tem sido infinitamente superior que a oferta. Além disso, muitos vêem o feriado de Carnaval como o único momento para uma “mini férias” já que os pacotes turísticos tem se tornado cada vez mais atraentes.
            Em meu ponto de vista, essas são desculpas para quem já perdeu sua sede de Deus e  não percebeu. Lembro-me que na minha juventude, fazíamos vigílias de oração semanas antes para que Deus se derramasse. A adrenalina, durante as reuniões de preparação, era uma resposta fisiológica à  expectativa de um encontro com o Criador de todas as coisas.    
Nestes tempos pós modernos, estamos apáticos demais para nos dar ao luxo de um evento deste porte. Ficar ali, no “batidão” do dia a dia da igreja, é mais cômodo. Afinal, qual a diferença entre cultos num retiro e os eventos dominicais na igreja?
            Vejo pelo menos, três diferenças:
            Primeiro, o ato de retirar-se. Quando decidimos que  estaremos focados em Deus, sua palavra e sua família de fé, nos colocamos num local espiritual adequado para que seja dado um forte impulso em nossa jornada espiritual.
            Em segundo lugar o evento está de acordo com o anseio de Deus em ser buscado com exclusividade (Mt 4:10) e intensamente (Jr 29:13).
            Além do mais, num retiro temos tempo de sobra para meditar no que ouvimos, orar com tranqüilidade e promover acerto e reconciliação com irmãos, o que num culto dominical de duas horas (no máximo), é impraticável.
            Em fim, faço um apelo para o bom senso e o retorno ao que nos foi tão importante no passado próximo. Afinal, quem não está precisando desacelerar, deixar o computador ou a TV digital de “trocentos” canais para pensar na eternidade?
            Porque vale mais um dia nos teus átrios do que, em outra parte, mil. Preferiria estar à porta da Casa do meu Deus, a habitar nas tendas da impiedade” (Salmo 84:10).
            Ou seja: não há substitutos para um bom retiro espiritual.

Um comentário:

  1. Amém, pastor." Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração". Desde adolescente que participo dos retiros e sempre são um novo respirar de vida para mim. Hj, com alegria posso fazer juntamente da minha família, ensinando meus filhos de como é bom estar nos átrios do Senhor. Um grande abraço, pastor!!! Que o Senhor Deus se derrame sobre nós!

    ResponderExcluir