1º. Por que dízimo é do tempo da lei
e estou no tempo da graça.
O dízimo na verdade existe antes da Lei (Gn 14:20), foi adicionado à Lei (Lv 27:32) mas aparece após o início da era da graça
(Hebreus 7:1 à 28).
2º. O dízimo é coisa do Antigo Testamento.
O dízimo aparece no Novo Testamento também, ensinado por Jesus (Mt 23:23 – Lc 11:42) e pelo escritor de Hebreus (7:2 e 4).
3º. Jesus
não era dizimista.
É verdade que não existe nenhum referência
explícita a Jesus “dando o dízimo”, mas como os judeus procuram “pelinho em
casca de ovo” em sua conduta, era de se imaginar que, não sendo dizimista, os
judeus usassem isso contra Ele, o que jamais aconteceu.
4º. Os primeiros cristãos não
eram dizimistas.
Os primeiros cristãos (não vamos nos
esquecer) eram judeus praticantes e fiéis dizimistas. Após receberem a Jesus
como Messias, chegaram a praticar ainda alguns rituais judaicos. Eram, sim,
dizimistas e iam além do dízimo. Como eram perseguidos por sua fé, da mesma
forma que Jesus, nada foi usado contra eles, no tocante ao dízimo.
5º. Deus é rico e não precisa do meu dinheiro.
Deus não determinou o dízimo por causa
dEle, mas por nossa causa. Nós é que ganhamos devolvendo o dízimo (Malaquias 3:10).
Jesus nos ensinou que “mais bem-aventurada coisa é dar do que receber” (At
20:35).
6º. Ganho pouco. Dízimo é para quem tem sobrando.
O Dízimo é um sistema inteligente de
contribuição, pois 10% afeta igualmente quem ganha pouco como quem ganha muito.
É percentual e , como Deus, firmado na justiça e igualdade.
7º. Não sei o que “esses caras” fazem com o dízimo...
Dizimar é um ato de fé e tem como foco a
obediência à Deus e não a homens. Os que administram o dízimo, lidam com
dinheiro sagrado, e pagarão caro no JUÍZO FINAL caso não cuidem de sua
administração com temor e tremor. Minha responsabilidade termina quando entrego
meu envelope. O que vão fazer com o que dei, é problema deles e de Deus. Se fiz a minha
parte, Deus me recompensará.
8º. Prefiro dar meu dízimo aos
pobres.
É bíblico e nobre pensar nos pobres, mas
com ofertas direcionadas, específicas, e não com os dízimos. A ordem de Deus é
clara: “Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em
minha casa” (Malaquias 3:10). Nossos dízimos devem ser designados à Casa de
Deus, a Igreja, para suprirem as necessidades do serviço que se presta ali. A
administração da igreja, além da manutenção do prédio e instalações, tem impostos, água, luz, telefonia e internet, funcionários e missionários, e ainda separa generosas porções à Obras Sociais e Missões. Mas
nada impede de, além dos dízimos, fazermos ofertas direcionadas.
DEUS AMA A QUEM DÁ COM ALEGRIA !!! - 2ª Coríntios 9:7
1 - A circuncisão, o sábado e os animais puros e impuros também são anteriores à Lei, e nem por isso as igrejas adotam. Só porque é antigo não quer dizer que devemos fazer.
ResponderExcluir2 - Pelo contrário, o contexto dessas passagens explica que é ma prática em desuso pelos cristãos. Ademais, tanto Jesus como o escritor de Hebreus se dirigem a... Israel.
3 - Pura presunção. A Bíblia não deve ser entendida na base do "imagine se...".
4 - Tanto eram judeus que Paulo os instou a abandonar as práticas judaicas. Ver a epístola aos Gálatas.
5 - A passagem de Malaquias é dirigida especificamente aos sacerdotes que retinham odízimo e não o repassavam aos levitas, cf. 1:6 e 2:1.
6 - Falácia, pois o dízimo não era para "todo mundo". Quem não tinha renda não dizimava, mas recebia dos que ofertavam.
7 - O dízimo era administrado pelo próprio dizimista, conf. Deuteronômio 12:17-18 e 14:23-29.
8 - A Casa do Tesouro era uma sala do Templo de Jerusalém onde era entregue apenas a primícia, não o dízimo. Neemias 10:35-37; Números 18:12-13. Neemias ordena que os dízimos sejam entregues aos levitas em suas próprias cidades, não à Casa do Tesouro. O dízimo não era entregue na Casa do Tesouro (Deuteronômio 12:17-18 e 14:23), mas era entregue pelo dizimista nas cidades do próprio dizimista. Cabia aos sacerdotes distribuir a porção dos levitas. Na época de Esdras, Ageu, Zacarias e Malaquias, os sacerdotes haviam se tornado corruptos, e roubavam a melhor parte do arrecadado para si próprios. Pegavam os melhores bezerros, ovelhas e a melhor oferta, e deixavam os animais doentes ou defeituosos para oferecer em sacrifício, sem o menor temor de Deus. Por isso em Malaquias 1:7,8 Deus fala sobre pão profano e animais cegos, depois de chamar os sacerdotes à repreensão o v.6: “diz o Senhor dos exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome”.
Obrigado pela oportunidade.
Abraços e que Deus abençoe.
Em Cristo,
Georges
(http://doa-a-quem-doer.blogspot.com.br/)