sábado, 19 de maio de 2012

Dízimos: devoção ou dever?

     Acho um absurdo o que alguns pastores fazem com o rebanho para obter recursos financeiros para a igreja. Na verdade são apenas duas modalidades: ameaça ou manipulação.
     Pastores que ameaçam o povo chamam de "ladrão" quem "sonega" o dízimo. Já ouvi coisas do tipo: "membro que não dizima deve ser excluindo do rol". Usam  o texto de I Coríntios 6:10 como "base bíblica" ou seja, "roubadores não herdarão o reino dos céus". Também usam e abusam de  Malaquias 3:8 à 10 para espancar a igreja. É isso mesmo! Batem no povo à valer e esbravejam palavras ameaçadoras, "profetizando" pragas egípcias das mais catastróficas. As pessoas se encolhem nos bancos e depois, trêmulas, decidem ser "fiéis" dizimistas. Há porém quem use da inteligência, (um dom de Deus, diga-se de passagem) e ponderam sobre essa tal obrigatoriedade do dízimo. Algumas, todavia,  deixarão de frequentar a referida igreja.
     Por outro lado, há pastores que manipulam. Sabem que boa parte dos frequentadores possuem sentimentos de culpa não resolvidos e usam isso para manipular. São mais sutis. Costumam dizer: " - Dizimar é uma virtude cristã e se você dizima com fidelidade, Deus te abençoará de modo diferenciado". Apelam para a famosa frase: "Deus abrirá as janelas do céus sobre você, e você prosperará". "É dando que se recebe". "Se você está na pior é porque ainda não se tornou um fiel dizimista". São frases de inspiração bíblica, mas a motivação do pregador pode não ser tão bíblica assim.
     Mas afinal: o dízimo é ou não é obrigatório. A resposta a essa pergunta é um retumbante NÃO. O dizimo não é obrigatório. Não há uma menção sequer no Novo Testamento sobre a obrigatoriedade do dízimo. Por outro lado, não se menciona que a prática do dízimo tenha sido abolida ou suplantada por um mandamento maior. Como resolver essa questão?
     O ato de dizimar não deve ser encarado como dever, mas  como devoção. Os fariseus dizimavam o endro, a hortelã e o cominho e foram confrontados por Jesus e tidos como hipócritas. Jesus disse que deveriam dar o dízimo, mas sem esquecer a justiça, a misericórdia e a fé (Mateus 23:23). Dizimar movido por medo ou com o intuito de ver "chover dinheiro sobre a cabeça" é um ato carnal, mundano e condenado nas Escrituras como farisaísmo.  
     "Cada um deve resolver por si mesmo quanto vai dar. Não forcem ninguém a dar mais do que realmente deseja, pois Deus aprecia os que dão alegremente" (2a Coríntios 9:7 - VIVA). 
     Sou dizimista a mais de 30 anos. Testemunho a favor dessa prática, mas advirto: dizimar sem devoção, sem alegria, ignorando que se trata de um ato de adoração, é contrário ao espírito das Escrituras e os pastores que amedrontam ou manipulam terão que prestar contas diante de Deus por abuso espiritual e falta de temor a Deus.

sergiomarcos59@hotmail.com

6 comentários:

  1. Comungamos dos mesmos pensamentos a respeito desse polêmico tema.

    Interessante que o Novo Testamento é fundamentado inclusive no dar tudo - tempo, atenção, devoção, em favor uns dos outros. Os primeiros cristãos vendiam suas propriedades e repartiam tudo. Isso é muito mais do que dez por cento, se formos contabilizar... E a chave para isso era a ALEGRIA e SINGELEZA de coração.

    Deus não é um contador da Receita Federal. É galardoador daqueles que o buscam. Quem o busca é recompensado. E quem o busca, por outro lado, também tem prazer de contribuir.

    Não se trata de barganha. Infelizmente é o que temos visto por aí...

    Parabéns pelo post. Corajoso e quebrador de "tabus".

    ResponderExcluir
  2. O autor deste texto diz que não há alusão ao dízimo no Novo Testamento e a seguir da uma referência do Novo Testamento com alusão ao dízimoOs fariseus dizimavam o endro, a hortelã e o cominho e foram confrontados por Jesus e tidos como hipócritas. Jesus disse que deveriam dar o dízimo,mas sem esquecer a justiça,a misericórdia e a fé (Mateus 23:23),os cristãos do Novo Testamento não davam somente o dízimos davam tudo o que tinhão não havia necessitados entre eles,dar o dízimo era pouco para eles,e você escreve contra a o dízimo,as pessoas já tem dificuldades em dar o dízimo,como seria se lhe fosse pedido tudo?
    Atos 2:41-47
    41 De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas;
    42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
    43 Em cada alma havia temor, e muitos prodígios e sinais eram feitos pelos apóstolos.
    44 Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum.
    45 E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um.
    46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração,
    47 louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos.
    Pra.Raimunda Oneida Buzaglo Mallmann

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu disse que não existe menção de OBRIGATORIEDADE do dízimo no Novo Testamento. É claro que o N.T. menciona o dízimo mas não menciona sua obrigatoriedade.

      Excluir
  3. [Mateus 24:9-12] diz que: “Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.”

    ResponderExcluir
  4. Esse ação por parte da liderança acontece por culpa da membresia que não procura estudar o assunto, que aliás, não é polêmico, mas sim, mal esclarecido, pois a Bíblia nos fornece todo o ensino sobre essa questão. Não precisa se fazer curso teológico ou seminários pra saber que o dizimo não existe no Novo Testamento. A bíblia claramente ensina ser essa prática uma obra da lei, uma vez que os dizimos eram dados em alimentos e não em dinheiro. É bom entender que apesar de o dinheiro existir, Deus não aceitava ele como dizimo. Leiam cuidadosamente Deuteronômio 14.

    Quando Jesus reprendeu os fariseus, a lei da antiga aliança ainda estava em vigor e Jesus jamais proibiria os judeus de entregarem os dizimos, visto que Ele veio para cumprir a lei, como o fez morrendo como um maldito sem o ser. Somente após sua morte é que o Novo Testamento entra em vigor, pois a bíblia diz na carta aos Hebreus que um testamento só tem valor se o testador morrer.

    Com a morte de Cristo, o dizimo, a circuncisão, o sábado e outros cerimoniais da lei deixaram de ser obrigação, principalmente para um povo que não é judeu, pois todo escrito de dívida que era contra nós em suas ordenanças, Jesus pagou por nós, livrando-nos de toda dívida, inclusive o dizimo.

    Vale ressaltar que não existe a menor referência na bíblia que o dizimo que era alimento (mantimento) foi convertido para dinheiro. Nem no antigo testamento e muito menos no novo. Os que adulteraram a Palavra de Deus para esse fim vão sim prestar contas diante de Deus.

    Não encontramos na Bíblia que a igreja do novo testamento praticasse o ato de dizimar, como alguns supôem. Os crentes primitivos repartiam o que tinham visando cumprir o maior mandamento que Jesus havia lhes ensinado que é a prática do amor fraternal, onde eles procuravam suprir a necessidade dos irmãos carentes.

    Todas as contribuiçõs do Novo Testamento era para esse fim, pois até mesmo os que eram escolhidos para liderar o rebanho, faziam o trabalho de pastorear a igreja de forma voluntária para não sobrecarregar a igreja. Os primeiros pastores obedeciam o que Jesus lhes havia pedido e davam de graça, o que de graça haviam recebidos.

    Infelizmente, muitos líderes modernos copiaram em parte o modelo de liderança do antigo testamento, pois, pela lei, os que ministravam no altar, deveriam comer do altar. E comiam literalmente, pois o pagamento era em forma de alimentos mesmo e não em dinheiro. Jesus disse que digno é o obreiro de seu alimento e alguns traduziram alimento por salário na Nova Aliança.

    O Dizimo deixou de existir com a chegada do Novo Testamento, mas a contribuição que os crentes devem fazer, precisa ser de coração, com alegria e não por necessidade e, principalmente visando o bem estar do seu semelhante, pois para Deus a vida humana é muito mais preciosa do que construções de suntuosos templos ou vida regalada de uns poucos em detrimento da miséria de muitos, que são ensinados a dar 10% do que tem, não importando qual seja seu ganho.

    Continua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuação.

      A cobrança de dízimos no novo testamento é cruel e desumana, pois essa não dispensa ninguém dessa prática que Cristo aboliu. Hoje, a cobrança de dizimos é muito pior do que na antiga aliança, pois naquela só dava dizimo quem tinha posses e trabalhava na agropecuária e isto uma vez por ano, ao passo que o que não tinha posses, pela lei deveria comer dos dizimos. Por isso Deus falou por Malaquias que naquele tempo era necessario entregar o dizimo, para não faltar mantimento em sua casa, pois o dizimo era para suprir a necessidade do levita e dos necessitados, como órfãos, viúvas e estrangeiros.

      Vale dizer que os verdadeiros ladrões aos olhos do Senhor são aqueles que exigem e obrigam o pobre a dar o dizimo, pois estão tomando para sí algo que não lhes pertence, pois Deus disse que do suor do rosto, cada um tem que comer o seu alimento.

      Jesus quando vier julgar os justos e injustos, fará seu julgamento baseado no bem que fizermos ou deixarmos de fazer para nosso semelhante, mas não por dá ou reter dizimos, pois isto Ele já aboliu na cruz.

      A Bíblia é a verdade e quem a conhece será liberto (João 8.32)

      Missionária Marlene Barbosa

      Excluir